G2
"Segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Desse total, 32% sofreriam de burnout. E 92% das pessoas com a síndrome continuariam trabalhando"
Acho extremamente importante falar sobre estresse nos dias de hoje, pois como podemos ver acima, não só o estresse está presente no nosso dia a dia, como está presente na vida da maioria dos brasileiros. Minha proposta se baseia em ajudar essas pessoas com a diminuição dos estresses de uma forma que seja relevante para a vida delas. Para tal, minha ideia é propor um sistema que conectado a dispositivos para casa - como por exemplo o Google Nest Hub e seus dispositivos auxiliares (caixas de som, telas e similares) - ajude o usuário a entrar num modo de relaxamento.
Funcionamento
O usuário, que carrega em seu pulso um smartwatch - responsável por monitorar, entre outros dados, o estresse e o humor - possui uma vida ordinária e trabalha em uma empresa que o faz acumular estresse do dia a dia. Ao sair do seu trabalho, tudo em que o usuário pensa é em relaxar no conforto de sua casa.
Com uma combinação perfeita de temperatura, luz e som, o dispositivo residencial consegue transformar a casa em um lugar perfeito para proporcionar o relaxamento. A ideia é que seja um processo de relaxamento natural, não um processo que o usuário pare para fazer. Isso se dará de forma automatizada através de ajustes de iluminação, som e exibição de estímulos, memórias e lembranças de situações agradáveis, pela qual o usuário tenha passado - através da exibição de fotos e vídeos, tiradas pelo usuário. Tudo isso sensibilizando o usuário de forma sutil, incorporando a rotina que ele tem em seu espaço residencial. Isso deverá ocorrer enquanto ele faz suas ações como organizar a casa e preparar refeições.
A proposta é que o relaxamento aconteça de forma subjetiva através dos estímulos que são embutidos no comportamento sem que o usuário perceba que está sendo influenciado. Tudo isso será possível através de um estudo de sensações, cores e imagens que auxiliem nesse processo - com o apoio de terapeutas, especialistas em relaxamento, professores de yoga e de relaxamento.
Tecnologias utilizadas
Essa experiência será possível através da combinação de alguns fatores: sensor (smartwatch), emissores (objetos inteligentes da casa) e conectividade. Para que ela ocorra, serão usados como base os produtos inteligentes desenvolvidos até o momento - ressignificando as suas funções e aplicando recursos já criados. Os dados de estresse registrados durante o dia servem de base para determinar qual “tratamento” utilizar no usuário de forma mais eficaz. Além disso, poderá ser combinado uma série de dados já mapeados sobre sensações causadas por interações e suas respectivas emoções. Tudo isso é possível no mundo em que vivemos hoje por causa da conectividade de vários dispositivos que nos assessoram e expandem as sensações sentidas, além de experiências pelas quais passamos ao longo do dia nos mais diversos ambientes.
Justificativa
Todos esse pontos que foram citados, tem como objetivo usar dados já mapeados como uma forma de melhorar a percepção e os sentidos nos períodos de descanso. Com isso, proporcionando uma potencialização da produção e do sentir do ser humano.
Comentários
Postar um comentário